O Reading confirmou um lugar na próxima edição do Championship, porque mantém os seis pontos de vantagem sobre o Rotherham, primeira equipa abaixo da linha de água, a uma ronda do fim da prova.
Sem três avançados, devido a lesão, o Reading não se intimidou no sector ofensivo e inaugurou o marcador do Estádio Riverside por intermédio de Daniel Loader, aos 11 minutos. Contudo, o Middlesbrough reagiu, colocando-se em vantagem, através de Lewis Wing, aos 31′, e da grande penalidade convertida por Assombalonga, oito minutos mais tarde.
No segundo tempo, o Reading demonstrou o bom ritmo relevado, por exemplo, em jogos com o Norwich, primeiro classificado, e perante Bristol e West Brom, formações que traçaram os “playoffs” de acesso à Premier Legue como meta, e podia ter conquistado, a vitória.
Como o Rotherham também perdeu por 2-1, o conjunto de José Gomes atingiu, assim, o seu objectivo.
“Jogámos o suficiente para ganhar. Mesmo sem os nossos três avançados que foram titulares no jogo passado, mas que se lesionaram, tivemos personalidade e competência para dominar o jogo. Actuaram quatro jogadores da academia e atingimos o nosso objetivo! O que fizemos é digno de enorme reconhecimento”,referiu José Gomes, no final da partida.
Middlesbrough: Randolph, Shotton, Flint, Saville, Wing, Besic (Clayton, 68), Mikel (c), Howson, McNair, Assombalonga (Hugill, 86), Fletcher (Tavernier, 80).
Golos: Wing (31), Assombalonga (39 pen).
Reading: Martínez, Yiadom, Gunter (Olise, 74), Miazga, Moore (c), Baker, Rinomhota, Ejaria, McCleary (McCleary, 74), Loader, Baldock (Harriott, 62).
Golo: Loader (11).
Espectadores: 22,003.
Árbitro J. Brooks