Skip to content
Menu
José Gomes Coach
  • Home
  • Updates
  • News
  • Videos
  • Promoted Players
  • Career
José Gomes Coach

Há um ano: Dia de Jose, Dia de Portugal

By Pedro Santos on Maio 5, 2020Maio 5, 2020

Estamos a 5 de Maio de 2019: José Gomes sabe que vai viver um dos dias mais importantes da sua carreira, porque, na semana anterior, o Reading conseguiu a tão ambicionada permanência no Championship, que se tornou num dos campeonatos mais importantes do universo futebolístico.

Na visita a Middlesbrough, relativa à penúltima jornada daquela prova, os Royals estiveram em vantagem no marcador, na sequência do golo de Daniel Loader, mas acabaram por perder 2-1. Contudo, o sabor do amargo desaire foi compensado com o doce sabor da manutenção matematicamente garantida.

Viajamos na máquina do tempo até à temporada 1993/1994: Pinto da Costa foi rápido a garantir a contratação de Sir Bobby Robson, depois do inglório despedimento que sofreu no Sporting. O inglês não só recheou o museu dos dragões com cinco títulos como influenciou e apaixonou o jovem estudante José Gomes. Foi aí que começou a beber os principais ensinamentos técnico-tácticos do futebol de alto nível e nasceu o sonho de integrar o fenómeno futebolístico de terras de sua majestade. E esta intenção concretizou-se, depois de muito trabalho académico e, depois, profissional, desde a Distrital, ao serviço do Valadares, passando pelas experiências nos grandes Benfica e FC Porto, até ganhar prestígio internacional na Hungria, Arábia Saudita e, novamente, em Portugal, no Rio Ave, de onde deu o salto para o Reading, a realizar um mau campeonato, sem confiança dentro e fora dos relvados.

Voltamos, então, a 2018/2019, mais concretamente a 23 de Dezembro: o cenário de crise não intimidou José Gomes e, ainda mal se tinha instalado, já tinha como missão liderar tecnicamente os Royals no mítico Old Trafford perante o gigante Manchester United. A verdade é que, apesar do desaire por 2-0, o discípulo de Bobby Robson – sem esquecer outros mestres, como Jesualdo Ferreira, por exemplo – saiu do Teatro dos Sonhos com motivos para alguns sorrisos, merecendo, inclusive, os aplausos do mítico Ole Gunnar Solskjær.

O Record foi uma das publicações nacionais que transmitiu as inesquecíveis palavras do ainda treinador do Manchester United, como se pode ver ou rever aqui.

Desde o fôlego de Fevereiro até ao auge de Abril

É entre 2 de Fevereiro e 12 de Março que o Reading ganha o primeiro fôlego rumo à continuidade do Championship, com um ciclo de três vitórias e três empate em sete jogos disputados. Depois, a 30 de Março, com o triunfo sobre o Preston North End, por 2-1, o sonho vai ganhando contornos definitivos, surgindo, duas semanas mais tarde, três empates e um triunfo em quatro partidas, entre 10 e 22 de Abril, na sequência da sintonia perfeita com os jogadores e uma relação muito especial com o público.

A relação é tão especial que os adeptos começaram a criar o que passaria pouco depois a designar-se como o Dia de Portugal e ganharia, também, o apoio da direcção do Reading. A 30 de Abril, em Portugal, publicações como o Jogo transmitiam o vídeo a anunciar o histórico acontecimento, como se pode ver ou rever aqui.

Ingleses com aura portuguesa

Regressamos, novamente, a 5 de Maio: é tempo de José Gomes viajar até ao Madjeski Stadium e de começar a ver adeptos ingleses, que, por momentos, se tornam portugueses, com caras pintadas e as cores da bandeira nacional, tal como outras referências nacionais bem presentes na sociedade inglesa, como o Vinho do Porto, o que ainda é mais especial, considerando que José Gomes é natural de Matosinhos. O ambiente nas bancadas é notável e não deixa de surpreender José Gomes e os compatriotas do seu staff, que tiveram no plantel os portugueses Tiago Ilori e Nélson Oliveira, mas só o avançado chegou ao fim desta aventura.

A partida com o Birmingham terminou com o empate sem golos, mas, com o objectivo concretizado há uma semana, a festa de mais um sucesso de José Gomes lá por fora voltou a ser realidade.

Veja aqui o resumo do duelo com o Birmingham.

Futuro made in England?

José Gomes confessou, em entrevista recente à BBC, que ambiciona voltar a Inglaterra, mas, na mira, tem, também, o sonho de regressar a um grande português. Todavia, o foco está apenas no Marítimo, com “potencial fantástico” para recuperar o ritmo europeu, como sublinhou ao Vamos Falar de Futebol 10.

José Gomes viveu momentos de sucesso no Reading

Category: Notícias
Tags: EFLChampionship, José Gomes, Readingfc

Navegação de artigos

José Gomes convida leitores a protegerem-se com a máscara que Record vai dar
“Acredito que vamos fazer os nossos em casa”

Related Posts

“It will be a very important match for us”

Dezembro 25, 2018
Read More

Almería luta pela terceira vitória consecutiva

Outubro 30, 2020
Read More

Videoton garante final da Taça da Liga

Janeiro 14, 2014
Read More
©2025 José Gomes Coach | WordPress Theme by Superb WordPress Themes