José Gomes fechou o ano de 2015 com chave de ouro, depois de, no último dia 25, ter conduzido o Al-Taawon à vitória, por 1-0, na I Liga da Arábia Saudita, o que lhe permitiu consolidar o quarto lugar, a apenas dois pontos do último lugar do pódio, ocupado pelo Al-Ittihad.
Para se perceber melhor a dimensão do trabalho de José Gomes, é preciso recuar a Setembro de 2014: o experiente treinador herdou o Al-Taawon num momento delicado, uma vez que a equipa só somava empates e derrotas e, em pouco tempo, colocou a formação de Buraydah a exibir o tiki-taka do…Barcelona. A comparação é feita pelo Mais Futebol e pode ser recordada aqui.
Brilho na Taça do Rei
Voltando a 2015: a primeira vitória surgiu a 12 de Fevereiro frente ao Hajer, por 3-1, depois de o Al-Taawon não ter disputado qualquer competição em Janeiro. Ainda no segundo mês do ano, surgiu o reencontro com o Lucho Gonzalez, internacional argentino que trabalhou com o José Gomes no FC Porto. Na partida com o Al-Rayyan, registou-se um empate a um golo, resultado que ganha mais relevo se considerarmos que a formação do Qatar utiliza argumentos financeiros para construir o seu plantel inacessíveis ao Al-Taawon. A igualdade acabou por servir de trampolim para a notável participação na Taça do Golfo, equivalente à Liga Europa. A 21 de Abril, José Gomes despediu-se desta prestigiada competição, apenas nas grandes penalidades no embate com o Al-Nasr, e mostrava-se orgulhoso do trabalho desenvolvido pelos seus jogadores nos quartos-de-final, como se constata aqui.
A 6 de Maio, José Gomes protagoniza, em A Bola, Portugueses Emigrantes, rubrica criada para destacar o trabalho desenvolvido pelos portugueses no estrangeiro. Nove dias mais tarde, o empate a quatro golos diante do Al-Khaleej marcou o encerramento da Liga saudita, depois de a manutenção ter sido atingida sem sobressaltos. No final deste mês, novo momento de alto nível, após o Al-Taawon ter disputado as meias-finais da Taça do Rei. Clique aqui para recordar as declarações de José Gomes.
Aniversário em dia de vitória
Depois das merecidas férias, e do reencontro com Hugo Viana, internacional português que actua no Al-Wasl, o Al-Taawon entrou na nova época com o pé direito: 3-0 foi o resultado registado diante do Al-Draih, na Taça do Príncipe. A 28 de Agosto, José Gomes festejou o seu 45º aniversário coincidente com a primeira vitória no campeonato saudita. 2-1 acabou por ser o desfecho diante do Al-Faisaly.
Em Setembro, os resultados expressivos voltaram a repetir-se: o 5-1 diante do Al-Quadisya, a 18 de Setembro, é, para já, o registo mais volumoso da época, Como consequência, José Gomes mereceu honras de destaque no diário Record, integrado na Semana dos Portugueses Lá Fora. Clique aqui para ler o artigo.
Antes, a 16 de Setembro, José Gomes comentou, na Rádio Renascença, o facto de Rui Barros ter assumido o comando técnico do FC Porto, devido a castigo de Lopetegui, na Champions. O líder da equipa técnica do Al-Taawon viveu situação idêntica quando foi chamado a substituir Jesualdo Ferreira na mesma competição.
No final do nono mês do ano, José Gomes voltou a ser entrevistado na Antena 1, tendo feito a antevisão do FC Porto-Chelsea, a contar para a Champions. Pouco depois, já em Outubro, mais um reforço para galeria do site oficial de José Gomes. Veja ou reveja aqui alguns dos principais momentos do Al-Taawon.
Ataque indomável
Em Novembro, o Al-Taawon continuou a somar goleadas: 4-1 foi o resultado diante do Najran e Hajer, enquanto que, a 15 de Dezembro, o segundo melhor ataque da liga saudita voltou a repetir os quatro golos, desta vez frente ao Al-Whada, mas, neste caso, o adversário marcou dois golos.
A equipa de José Gomes volta a acção a 16 de Janeiro frente ao Al-Mojzel, a contar para a Taça do Rei. Persectiva-se, portanto, que o Al-Taawon continue na rota do sucesso até ao final da época.