Talento para estar nos lugares da subida directa

O Almería voltou a demonstrar que tem um futebol de alta qualidade, ao nível de Espanyol e Mallorca, primeiro e segundo classificados da La Liga SmartBank, e, que, por isso, estão na zona da subida directa.

Frente aos catalães, no Estádio Jogos do Mediterrâneo, a equipa treinada por José Gomes foi superior e merecia a conquista dos três pontos. Contudo, o 1-1 foi o resultado registado no final da partida.

A equipa rojiblanca criou perigo logo aos quatro minutos, na sequência da finalização de Aketxe. Neste período inicial, que se estendeu até aos 20 minutos, o Almería foi o dono do jogo, tendo atingido 62 por cento de posse de bola. Antes da primeira meia-hora, Balliu esteve bastante perto de inaugurar o marcador.

Na segunda parte, o conjunto de José Gomes voltou a ter um início fulgurante e mais eficaz, com Sadiq a inaugurar o marcador. O nigeriano totaliza, agora, 18 golos nesta época, mais dois do que Darwin Nuñez, vendido pelo Almería ao Benfica, no início de 2020/201, por 25 milhões de euros. Pouco depois, Sadiq voltou a incomodar o sector defensivo do Espanyol.

Os visitantes reagiram, ao marcar por Dimata, aos 57 minutos, mas os anfitriões não baixaram os braços, com um futebol vistoso, de rápida execução e que, até final, continuaram a ser melhores do que o líder do campeonato. Mesmo nos confrontos individuais entre Makaridze e Raúl de Tomás, o Almería teve razões para sorrir, quando, por exemplo, o georgiano defendeu a grande penalidade convertida pelo o ex-jogador do Benfica, mas mal assinalada pelo árbitro. Aos 87 minutos, Makaridze não permitiu que RDT festejasse o golo.

Antes, aos 72 minutos, Lazo criou bastante perigo, e a finalização de Robertone, aos 76′ sucedeu a um jogada de alto nível dos seus companheiros, repetida várias vezes durante a partida.

O Almería continua na terceira posição e reduziu para sete o número de golos que o separa do Mallorca, segundo classificado.

Almería: Makaridze; Balliu, Maras, Cuenca e Akieme; Samuel Costa e Morlanes; Aketxe, Robertone e Lazo; Sadiq. Jogaram ainda: Buñuel, Ramazani, Brian Rodriguez e Juan Villar.

Espanyol: Diego Lopes; Regano, Calero, Cabrera e Pedrosa; Embarba, Bare e Darder; Dimata e Raúl de Tomás. Jogaram ainda: Lluís Lopez, Melamed, Mérida e Wu Lei.

Clique aqui para ver a conferência de imprensa de José Gomes.

Foto: Diário de Almería