Notável goleada vale oitavos-de-final na Taça do Rei

O Almería só sabe ganhar em 2021: frente ao Alavés, no Estádio dos Jogos do Mediterrâneo, venceu por 5-0, e alcançou a terceira vitória em igual número de jogos disputados. Este notável triunfo foi coroado com o passaporte para os oitavos-de-final da Taça do Rei.

Antes, a equipa treinada por José Gomes afastou o L’Hopitalet (1-4) e Numancia (1-2). A vitória, que é a mais expressiva da temporada, ganha mais importância considerando que o Alavés actua no principal escalão de Espanha, e surgiu num jogo transmitido em Portugal pela Sport TV 5.

Sadiq, o melhor marcador dos rojiblancos, concretizou o 1-0 logo aos oito minutos, na sequência de assistência de José Corpas, segundo jogador do Almería com mais golos assinados.

O Almería dominou totalmente a primeira parte, com a possa de bola a atingir incríveis 76 por cento. Foi já no final dos 45 minutos iniciais que o conjunto de José Gomes ampliou a vantagem, com os rivais reduzidos a dez elementos, depois de Pina ter sido expulso aos 24′. Aketxe, com assistência de Corpas, assinou o 2-0, num remate fora da área, e, de calcanhar, Sadiq bisou.

No segundo tempo, os andaluzes ampliaram a vantagem, depois de Rodrigo Battaglia (ex-Sporting), aos 50′, ter colocado a bola na própria baliza, respondendo, assim, ao cruzamento de Aketxe.

O Almería estava imparável e esteve muito perto de marcar o quinto e sexto golos a partir dos 71 minutos: Lazou atirou a bola à barra e Sadiq, bem posicionado, rematou por cima. O último golo da partida surgiu por Juan Villar na conversão de grande penalidade, aos 80′.

UD Almería: Makarizde; Balliu, Akieme, Maras e Cuenca; Samú Costa (Petrovic, 74′) e Morlanes; Corpas (Lazo, 65′), João Carvalho (Robertone, 65′), e Aketxe (Villalba, 65′); Sadiq (Juan Villar, 74′)

Deportivo Alavés: Sivera; Martín Aguirregabiria, Javi López (Manu García, 60′), Laguardia (Lejeune, 71′), Ximo Navarro, Pere Pons, Tomás Pina, Édgar Méndez, Jota Peleteiro (Burgui, 60′), Borja Sainz (Adrián Marín, 60′) e John Guidetti (Battaglia, 45′). 

Golos: 1-0 (8′): Sadiq,  2-0 (45′): Aketxe;  3-0 (45′): Sadiq4-0 (52′): Battaglia, p.b.. 5-0 (81′): Juan Villar.