Skip to content
Menu
José Gomes Coach
  • Home
  • Updates
  • News
  • Videos
  • Promoted Players
  • Career
José Gomes Coach

“É fundamental o Porto tirar a bola da zona de pressão do Atlético”

By Pedro Santos on Setembro 15, 2021Setembro 27, 2021

Retirar a bola rapidamente e com critério da zona de pressão será fundamental para o FC Porto sair do duelo frente ao Atlético de Madrid com um resultado positivo. A ideia é preconizada por José Gomes, que era adjunto de Jesualdo Ferreira, quando, em 2009, os portistas golearam por 3-0 no Estádio Vicente Calderón.

Os golos da vitória portista foram marcados por Bruno Alves, Hulk e Radamel Falcao. De então para cá, muito coisa mudou. O Atlético de Madrid, que então era treinado por Quique Flores, tem hoje no banco o carismático Diego Simeone. O Porto é orientado pelo “cabeça dura” Sérgio Conceição – foi assim que Simeone alcunhou o seu antigo companheiro de equipa na Lázio, na antevisão ao jogo da 1ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

Numa entrevista a Bola Branca, José Gomes aponta para um duelo entre At. Madrid e Porto intenso, à imagem dos seus treinadores. José Gomes considera o atual FC Porto uma equipa forte, tal como o que há uma dúzia de anos goleou na capital espanhola.

“É difícil comparar, mas é um Porto muito forte e muito bem orientado, com um espírito competitivo extraordinário, que vai defrontar um At. Madrid diferente do da altura, agora treinado por Diego Simeone, que pauta o seu jogo com muita agressividade”, declara José Gomes a partir da Arábia Saudita, onde treina o Al Taawon.

 O antigo adjunto portista, confrontado pela Renascença com o choque de personalidades entre Sérgio Conceição e Simeone, faz notar que “o choque é entre as duas equipas. Ninguém tem dúvidas de que ambas vão entrar em campo com uma agressividade saudável, na procura dos três pontos. São duas equipas fortes, com caraterísticas diferentes e os jogadores tentarão espelhar aquilo que é o espírito dos seus treinadores”.

Para que a missão portista no Wanda Metropolitano tenha sucesso, José Gomes considera fundamental evitar que o At. Madrid circule a bola na zona de pressão.

“O espírito, a organização, a entrega a cada duelo e a procura de vencer o jogo, como fez frente ao Sporting – que seguramente será um guião para toda a época – irá fazer do Porto uma equipa mais competitiva também perante o Atlético de Madrid”, assinala José Gomes, antes de destacar a importância de os jogadores portistas terem “capacidade de pressão, qualidade e velocidade na circulação porque, atendendo à forma como o At. Madrid pressiona, é fundamental retirar rapidamente a bola da zona de pressão e o Porto tem jogadores tecnicamente evoluídos o suficiente para o conseguir fazer”.

Houve sempre “mais Porto” no clássico de Alvalade

A estreia portista na fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22 acontece quatro dias depois do empate (1-1) com o Sporting, para a jornada 5 da I Liga. Apesar da distância que o separa de Lisboa, José Gomes não perdeu pitada do clássico, em que viu um Porto mais forte que o rival e mais perto daquilo que Sérgio Conceição pretende para esta época.

“Na segunda parte, sobretudo, mas na primeira também”, considera o antigo técnico portista, para quem o golo do Sporting “foi contra a corrente do jogo e não foi por ter marcado que esteve melhor”. Para José Gomes “viu-se sempre mais Porto. Não permitiu que o adversário alimentasse o seu jogo e embora o Sporting tenha conseguido algumas situações em contra-ataque, numa análise técnica ao que aconteceu, o Porto foi mais forte no jogo todo”.

Lutar pela presença na Champions da Ásia e fazer crescer o Al Taawon

José Gomes chegou no final de agosto à Arábia Saudita para substituir Mohammed Al-Abdali no comando técnico do Al Taawon, onde já trabalhou por duas vezes, entre 2014 e 2018.

O treinador de 51 anos de idade define os objetivos para esta nova aventura nas arábias, poucos dias depois de se ter estreado com um empate a um golo frente ao Al-Ahli Jeddah.

“É a terceira vez que sou convidado por este clube. Tenho uma relação muito próxima com dirigentes e adeptos; já conquistámos coisas muito interessantes numa perspetiva de crescimento do clube. A ideia é manter esse crescimento e, se não conseguirmos o acesso à Champions, queremos ficar próximo desses lugares”, conclui.

Category: Notícias
Tags: al-taawon, FCPorto, José Gomes, RádioRenascença

Navegação de artigos

Revista de Imprensa
“Vai ser um jogo muitíssimo bem disputado”

Related Posts

Superioridade total na Liga Smartbank

Janeiro 30, 2021
Read More

Gomes soma terceiro triunfo seguido no reino de Puskás

Abril 26, 2014
Read More

Imprensa: Marítimo pode confirmar permanência hoje

Julho 9, 2020
Read More
©2025 José Gomes Coach | WordPress Theme by Superb WordPress Themes