Skip to content
Menu
José Gomes Coach
  • Home
  • Updates
  • News
  • Videos
  • Promoted Players
  • Career
José Gomes Coach

José Gomes analisa Darwin: «Não é fácil encontrar jogador de 1,90m com a velocidade dele e que tenha golo»

By Pedro Santos on Outubro 15, 2021

RECORD – Você esteve pouco tempo com o Darwin, mas lembra-se da primeira impressão que teve dele?

JOSÉ GOMES – Darwin é um jogador poderoso pela velocidade e potência de remate que consegue ter mesmo depois de fazer um sprint de 50 metros. Esse foi o maior ponto de destaque e que mais impacto na imagem que tive dele, não só quando cheguei al Almería mas ainda antes, quando analisei os jogos dele. E tive oportunidade de ir dizendo, quando as pessoas me ligavam a perguntar, que eu achava que ele estava preparado para ajudar o Benfica no imediato em jogos em que o adversário se expusesse mais e sentir-se-ia como peixe na água na exploração das costas da linha defensiva do adversário. Com espaço, a velocidade dele é letal e tem golo. Na maioria dos jogos em Portugal, contra equipas que que defendem no primeiro terço, o Benfica tem de atacar em futebol apoiado. Darwin também pode demonstrar a velocidade em espaços curtos, mas aí ele teria de melhorar a qualidade e orientação dos apoios da receção. Acho que esse trabalho tem sido feito e o potencial dele é tremendo. Não é fácil encontrar um jogador de quase 1,90 metros com a velocidade dele e que tenha golo.

R – Jorge Jesus elogiou a capacidade de Darwin jogar mais descaído para o lado esquerdo. Já tinha pensado nessa possibilidade?

JG – Sim, como avançado a jogar mais aberto. Ele já tinha jogado no Almería assim e na seleção também, dando a referência de apoio ao ataque junto dos centrais a outro jogador, Darwin pode entrar no espaço entre o lateral e o central e, com a bola controlada e de frente para a baliza, é difícil conseguir pará-lo. E também pode ser aproveitado quando corta para dentro e remata muito forte. Há uns anos, o FC Porto jogava com Lisandro López nessa zona, ele foi melhorando alguns aspetos e quando passou para o meio fez ainda mais golos porque se encontrava mais perto de zonas de finalização. Mas essa vivência ajudou-o a ficar mais forte

R – O Almería tentou segurar o Darwin ou tornou-se impossível pelos valores envolvidos? Afinal, saiu para o Benfica por 24 milhões de euros…

JG – Os dirigentes disseram-me para esquecer porque, quer pelos clubes que estavam a tentar contratá-lo, quer pelos números, era impossível segurá-lo. Tínhamos de encontrar outras soluções para termos o mesmo número de golos e foi o que fizemos. Com pena nossa, porque ele já estava adaptado ao Almería, mas os treinadores percebem que ajudam os jogadores a serem valorizados e que, por vezes, os clubes não podem recusar montantes que ajudam a sanear, equilibrar ou enriquecer.

Por David Novo

Category: news

Navegação de artigos

José Gomes e um projeto em Portugal do início ao fim: «Falta-me isso para a minha carreira ter um rumo de maior impacto»
Os hábitos que José Gomes mudou na Arábia Saudita: «Jogadores enchiam-se de doces e chocolates»

Related Posts

José Gomes embarca em nova aventura rumo ao Egito

Fevereiro 22, 2024
Read More

JORNADAS FORMACION FGF LUGO

Janeiro 24, 2024
Read More

“Coragem para vencer”

Outubro 15, 2021
Read More
©2025 José Gomes Coach | WordPress Theme by Superb WordPress Themes