Um golo de Bruno Alves, aos 48 minutos, foi suficiente para concretizar o que os adeptos que lotaram o Estádio do Dragão esperavam: O FC Porto, com José Gomes na equipa técnica de Jesualdo Ferreira, vencer o Nacional e sagrar-se tetracampeão nacional de futebol pela segunda vez na sua história.
O 24.º título do historial e o 14.º nas últimas 20 temporadas – também o “tri” para o treinador Jesualdo Ferreira – foi consumado aos 48 minutos pelo “capitão” portista, após assistência perfeita de Lisandro e na sequência de um canto de Raul Meireles.
O quinto golo do central no campeonato fez estoirar a festa no Estádio do Dragão – e na cidade -, permitindo ainda ao FC Porto somar o 21.º jogo consecutivo sem perder e a oitava vitória consecutiva. Perante 50.309 espectadores, o FC Porto passou a somar 66 pontos, mais seis do que o Sporting, já detentor do segundo lugar e hoje matematicamente impossibilitado de chegar ao título, face à desvantagem no confronto directo.
Já o Nacional, com o resultado de hoje, fica mais longe do terceiro posto, ocupado pelo Benfica: tem agora quatro pontos de desvantagem. O tetracampeonato, o segundo da história “azul-e-branca” (94/99) e o terceiro em Portugal (Sporti50/54), começou com o treinador holandês Co Adriaanse e foi hoje fechado por Jesualdo, o primeiro técnico português a somar três títulos de forma consecutiva.
Fonte: DN