José Gomes está a festejar os seus 50 anos, 28 dos quais como profissional de futebol, tendo começado no Valadares, o clube da “terra”, onde permaneceu durante três temporadas.
Seguiram-se, de imediato, presenças nos escalões profissionais, passando por Paços de Ferreira, Sp. Covilhã e Gil Vicente, onde celebrou a conquista da II Liga, e, antes de comemorar dez anos de carreira, estreou-se no Benfica, enquanto o FC Porto foi o segundo grande no currículo entre 2008/2010. Como dragão, foi campeão nacional, venceu a Taça de Portugal e ergueu a Supertaça Cândido Oliveira.
A estreia europeia surgiu no Málaga, ganhando mais consolidação no Panathinaikos, de 2010 a 12, antes de rumar, até 2019, ao Videoton, Al-Taawon e Al-Ahli, onde somou o primeiro título como treinador principal, Baniyas e Reading.
Com regressos a Portugal, para treinar Rio Ave e Marítimo, José Gomes prepara-se agora para iniciar a próxima época aos comandos do Almería, cujos treinos começam a 1 de Setembro.
Triunfo no Reading
Neste mesmo dia, há um ano, José Gomes estava a treinar o Reading, que, 24 horas antes, derrotara o Plymouth, por 4-2, numa partida relativa à Taça da Liga Inglesa. Foi a quarta vitória em cinco jogos disputados.