O Almería derrotou nesta tarde o Las Palmas, por 3-1, em partida integrada na 25ª jornada da Liga SmartBank e disputada no Estádio Jogos do Mediterrâneo.
A equipa de José Gomes foi superior no primeiro tempo, com a qualidade do futebol a crescer à medida que o tempo ia passando. Com mais posse de bola (51-49 %), o Almería criou as melhores oportunidades por intermédio de José Carlos Lazo, que recuperou a titularidade: a primeira ocasião surgiu aos 31 minutos e o segundo remate perigoso aconteceu dez minutos mais tarde.
Já em cima dos 45 minutos, o extremo espanhol sofreu falta dentro da grande área, com Juan Villar, substituto de Umar Sadiq, a marcar na sequência de grande penalidade. Neste primeiro tempo, o sector defensivo e o meio-campo mostraram eficácia, com Makaridze a ter pouco trabalho, o que se repetiria no segundo tempo.
O início da segunda parte foi electrizante, com três golos marcados antes dos primeiros dez minutos: logo aos 49′, Juan Villar bisou, após assistência do inevitável José Carlos Lazo; pouco depois, o Málaga reduziu a desvantagem, por Rafa Mújica; aos 54′, Akieme apontou o terceiro tento do conjunto de José Gomes, ao aproveitar a assistência de José Corpas, que entrou após o intervalo.
Até final, o Almería, continuou a ser melhor do que o rival e podia ter atingido a goleada, por intermedio do endiabrado José Carlos Lazo, aos 56′, e através de Ramazine, aos 77′, outro trunfo lançado na segunda parte. No segundo duelo frente a Rafa Mújica, Makaridze, com boa defesa, foi o vencedor.
Os rojiblancos continuam no terceiro lugar, somam 49 pontos, em igualdade pontual com o Espanyol, segundo classificado, e estão mais perto do primeiro lugar, ocupado pelo Mallorca, que totaliza 51 pontos.
A equipa andaluza pode passar para o comando da prestigiada Liga SmartBank caso derrote o Leganés, num jogo inicialmente agendado para 10 de Janeiro, e que se disputará já na próxima quarta-feira, pelas 18 horas.
O Almería totaliza, agora, cinco vitórias e um empate, nos últimos seis jogos como visitado, e, no campeonato, não soma qualquer derrota neste novo ano.
Ficha técnica
Almería: Makaridze; Balliu, Maras, Ivanildo Fernandes e Akieme; Samuel Costa (Morlanes, 45′) e Robertone; Villalba (De la Hoz, 82′), Aketxe (José Corpas, 45′) e José Carlos Lazo (Schettine, 70′); Juan Villar (Ramazani, 70′).
Las Palmas: Valles; Ale Dïez, Sergio Ruiz, Álex Suárez, Cardona, Aridai (Benito, 55′), Araujo (Mesa, 75′), Fabio (Pejiño, 55′), J. Castellano, Mújica (Espiau, 84′) e Castellano (Athuman, 75′).
Golos: 1-0 Juan Villar, de penálti (45′); 2-0 Juan Villar (49′); 2-1 Mújica (53′); 3-1 Akieme (54′).
Foto: AS